miércoles, 3 de marzo de 2010

Até chineses e hindus vêm para o Rio.

O Império de D. João

Alberto da Costa e Silva
Ocupante da Cadeira 9 na Academia Brasileira de Letras.

O Rio de Janeiro no tempo de D. João VI Os inúmeros europeus que visitaram o país nessa época deixaram vasta literatura, já bastante estudada, que serve para ilustrar o cotidiano da cidade e seus habitantes, descritos por alguns como pessoas sem educação e instrução. Trajavam túnicas de algodão ou quimonos chineses, provenientes das embarcações vindas da Índia e da China, o que dava um aspecto oriental/asiático à cidade. Apesar da proibição de importação de produtos estrangeiros, um intenso comércio contrabandeado era realizado em especial nos portos do Rio de Janeiro e de Salvador, onde os barcos paravam, muitas vezes, com a desculpa de consertar avarias ou atender enfermos.

.................... Apesar de a entrada de estrangeiros haver sido controlada pela Intendência-Geral da Polícia do Rio de Janeiro, criada logo em 1808 e em cujos livros ficaram anotados os dados referentes aos imigrantes, é de difícil contabilidade esse número. Podem ter-se alcançado cifras como as mencionadas pelo economista Carlos Lessa, em seu livro O Rio de Todos os Brasis: “Entre 1808 e 1822, foi registrada a fixação de 4.234 estrangeiros, sem contar os seus familiares, entre 1.500 espanhóis, 1.000 franceses, 600 ingleses e centenas de alemães, italianos, suíços, suecos, holandeses, etc. Até chineses e hindus vêm para o Rio.” Os franceses só começaram a chegar ao país depois de 1814, com o término da guerra napoleônica e a paz européia.
http://www.academia.org.br/abl/media/RB%2054%20-%20PROSA.pdf

martes, 2 de marzo de 2010

1856-Chinos en Curityba cultivando té (Chá)

1879-Indo-Mauritians en Rio , Martinica y Trinidad

LIBRO: Coolitude: an anthology of the Indian labour diaspora Escrito por Marina Carter,Khal Torabully,Khal. 2002 - 243 páginashttp://books.google.com/books?id=pH4l5BMQs5YC&printsec=frontcover&hl=es&source=gbs_v2_summary_r&cad=0#v=onepage&q=&f=false

"In 1879, 145 Indo-Mauritians were reported to have migrated for work as far away as Rio de Janeiro ,Brazil while Valiama, the daughter of indentured immigrants in Martinique , migrated to Trinidad with her daughter after her own marriage faliled 21. "(pag132)

21.Merven , T, L`indien a Maurice 1896

TRADUCCIÓN AL PORTUGUÉS (Javier Rubiera)

"Em 1879, 145 Indo-Mauritians foram relatados para ter migrado para o trabalho tão distantes como o Rio de Janeiro, Brasil, enquanto Valiama, filha de imigrantes contratados na Martinica, emigrou para Trinidad com a filha depois de seu próprio casamento falhido.

libro: The African diaspora in the Indian Ocean Escrito por Shihan de S. Jayasuriya,Richard Pankhurst
http://books.google.com/books?id=mdpcgy_aopwC&printsec=frontcover&hl=es&source=gbs_v2_summary_r&cad=0#v=onepage&q=&f=false

lunes, 1 de marzo de 2010

1936- SAO PAULO João Zaqui " Jiu-jitsu (attaque e defensa) contendo os requlamaentos japonés e brasileiro


libro: Zaqui, João, " Jiu-jitsu (attaque e defensa) contendo os requlamaentos japonés e brasileiro ", Sao Paulo, Brazil, Companhia Brasil Editora, 1936, 110p, MBR.