miércoles, 21 de abril de 2010

Oswaldo Baptista Fadda


Nota: Oswaldo Baptista Fadda nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 15/01/1921, falecendo nessa cidade em 01/04/2005. Foi um Grande Mestre de Jiu-Jitsu, chegando ao 9º grau (faixa vermelha).






Quem foi o Mestre Fadda?
O professor Oswaldo Baptista Fadda nasceu, viveu e morreu em Bento Ribeiro. Homem humilde, conhecedor profundo do Jiu jitsu e o pioneiro a levar a “arte suave” para o subúrbio carioca. Quando, aos 17 anos, era fuzileiro naval da Marinha do Brasil, Oswaldo Fadda começou a treinar jiu jitsu e foi o melhor pupilo do Professor Luiz França, que fez parte do pequeno grupo de alunos do Conde Koma, introdutor do jiu jitsu no Brasil, em 1917, na cidade de Belém, no estado do Pará. No subúrbio em que sempre viveu, com profundo idealismo, divulgou, extraordinariamente, esta modalidade esportiva. Demonstrava, com seus alunos, as técnicas do jiu jitsu nas favelas, praças públicas, praias, morros, circos, pátios de igrejas e clubes, visando à ampla expansão de sua prática possível a todos.

Outra importante atividade, da qual o Mestre Fadda foi pioneiro, era a recuperação, através do jiu jitsu, de pessoas com anomalias físicas e até mentais, principalmente vítimas de paralisia infantil. Bom, com tantos trabalhos voluntários e tendo como público uma comunidade carente, não lhe restava muito capital para investir em publicidade. O máximo que ele conseguia para poder divulgar sua academia era um pequeno espaço na página de óbitos. Então a solução encontrada pelo Mestre para chamar a atenção da mídia foi a de desafiar a poderosa família dos Gracie.
Em 1954, o Mestre Fadda foi aos jornais O Globo e o Diário da Noite e declarou:
“Desejamos enfrentar os Gracie, respeitamo-los como incomparáveis adversários, porém não os tememos. Disponho de cerca de vinte alunos para os encontros”.
Referências: Mestre Deo Revista Tatame
http://www.guethopelotas.com.br/outro_lado.html

1 comentario:

  1. Mestre FADDA foi um marco do Jiu-jitsu no Brasil, após seu falecimento ainda podemos nos brindar com sua técnica através do seu sobrinho que é meu mestre também, Hélio Batista FADDA - 8º Grau e seu seguidores assim como eu. Profº Amauri - 5º Grau, BRAZUKA JIU-JITSU - Rio de Janeiro - Brasil.

    ResponderEliminar