lunes, 7 de septiembre de 2009

1813, Maio 22, Rio de Janeiro
Carta de Luís Joaquim dos Santos Marrocos para seu pai Francisco José dos Santos Marrocos a dar notícias pormenorizadas da morte e enterro da infanta D. Mariana e disposição, em vida, dos seus bens: jóias, vestidos, galas, dinheiro e quinta de Corroios às freiras de St.ª Clara de Lisboa, e conservação das mesmas regalias aos criados e criadas, como se fosse viva. Aprisionamento pelos americanos e devolução a Portugal de 2 navios portugueses, que haviam sido tomados pelos Ingleses, por virem de fazer escravatura nos portos vedados pelo último tratado e que se dirigiam para a Bahia; conhecimento e convívio com D. Francisco de Almeida, que não se poupou em elogios, especialmente de Francisco J. S. Marrocos, lembrando a informação que Pedro de Melo deu a Junot sobre Francisco Marrocos: «hum homem, com quem devia haver a maior cautela»; doença do marquês de Vagos. Pedido de uma cópia autêntica dos papéis referentes ao tio: certidão de cónego da sé de Braga; serviços feitos á dita sé; certidão de secretário do Cabido; serviços feitos ao Estado em tempo da restauração do reino. Envio de uma nova procuração da testadora [Ana Joaquina Rosa]. Referência aos navios «Emulação», «Conde das Galveias», «Espadarte», «Trajano».
Vide n.º 47
Ms. Av. 54-VI-12, n.º 43
1813, Setembro 28, Rio de Janeiro
Carta de Luís Joaquim dos Santos Marrocos para, seu pai, Francisco José dos Santos Marrocos, sobre diversos assuntos, de entre os quais sobre o movimento dos navios «Triunfo Americano», «Mercurio», «Leal Português», «Vitória», «Ulisses», «Triunfo da Inveja», «Flor de Lisboa» e do brigue «Activo». Envio da sua resposta sobre o pedido de António Francisco Monteiro Guimarães, aprisionamento por corsários do navio «Oceano».
1815, Novembro 15, Rio de Janeiro
Carta de Luís Joaquim dos Santos Marrocos para seu pai Francisco José dos Santos Marrocos, sobre o envio dos papéis relativos ao negociante do Porto sobre o hábito de Cristo. Entrega do requerimento de José Figueira de Almeida, protegido pelo marquês de Sabugosa, ao visconde de Barbacena. Chegada de Bengala do navio «S. José Fama», cujo comandante, o cap. ten. Desidério Manuel da Costa, ainda lhe não entregou os papéis que lhe tinha trazido de Lisboa. Chegada de um oficial da Secretaria, enviado por António Saldanha, com papéis para S. A. R. assinar, mas desconhecendo-se qual o seu conteúdo. Referências ao navio «S. João Baptista».
Ms. Av. 54-VI-12, n.º 90
http://www.ippar.pt/sites_externos/bajuda/htm/catalg/catalog/marroc.htm

No hay comentarios:

Publicar un comentario