lunes, 7 de septiembre de 2009

BAHÍA -Ginásio Acrópole

NOTA DEL PESQUISADOR:Hay varias citas que indícan que Cisnando aprendió jiu jitsu con Takeo Yano entorno a 1940,en Natal o Recife. Cabría pensar también que Zeca Floriano, practicante de Jiu Jitsu desde 1905 ,empresario circense , Alagoano, residente en Recife y con una pensión donde se Hospedaban todos los artistas del Circo Nerino , García y otros circos ,pudo tener relación con Cisnando antes de aprender jiu jitsu en 1940 con Takeo Yano. Recordemos que el Circo Nerino (Y OTROS) estubieron por todo el nordeste de Brasil y también en Feira de Santana donde Cisnando tenía una "Facenda" y donde también residió el padre de Bimba. Zeca conocía a Sinhozinho ya que en 1913 estuvieron juntos en un evento de luchas. En 1947 Zeca ,aún regentaba la pensión en Recife.
libro:Circo Nerino Escrito por Verônica Tamaoki(pag185) http://books.google.es/books?id=7B_J69cGricC&pg=PA256&lpg=PA256&dq=%22Feira+de+Santana%22+circo+nerino&source=bl&ots=OPzh3T0W65&sig=X99o7BLqYJzmU55cdYPeOyZYOBA&hl=es&ei=ZbLTSdGaKs_RjAf0_7j3Bg&sa=X&oi=book_result&resnum=4&ct=result#PPA185,M1 NOTA 2:...........F.M.: Como foram os momentos iniciais do Jiu Jitsu em Natal?B.C.: Foram com muita dificuldade e força de vontade. Modalidade pouco conhecida e pouca gente praticava, mas era muito bom. Tinha-mos influência do Jiu Jitsu Gracie e também do tradicional japonês através do grande mestre Takeo Yano e de seus discípulos. Para quem não sabe, o Takeo Yano morou em Natal e deu aulas de Jiu Jitsu tradicional japonês, inclusive seu filho Akira Yano, terapeuta oriental ainda reside lá. E apesar de pouca gente praticando o Jiu Jitsu na época o nível técnico era muito alto. http://www.fightermagazine.com.br/exibe_mt_outras.php?id=51
Mestre Saci Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009
Josevaldo Lima de Jesus “Saci” nasceu em 16/03/1945, na cidade de Santa Bárbara, do estado da Bahia e começou a praticar Capoeira Regional em julho de 1964 na Academia de Mestre Bimba. Em 1965 logrou a formatura e no mesmo ano fez o curso de especialização recebendo o lenço vermelho. Neste ambiente se projetou como um dos mais afamados capoeirista da sua época, pois, além de ser um “fominha” de treinamento, desenvolveu um estilo próprio, jogando com grande desenvoltura e tendo como característica a agilidade, destreza, velocidade de movimento e a combinação de golpes associada a coragem e o gosto pela arte de capoeirar.Atuou no Grupo de Apresentação de Mestre Bimba, Grupo Viva Bahia e Olodumaré. Participou na década de 60 do Festival de Salta na Argentina, em 1976 no Festival of American Folklaife nos Estados Unidos da América e posteriormente se apresentou no México e Canadá. Neste mesmo período recebeu o título de Honorary Citzen pelo estado da Geórgia.Integrou a comitiva de Mestre Bimba em 1969 no II Simpósio Brasileiro de Capoeira realizado na Academia Militar da Aeronáutica situada no Campos dos Afonsos na cidade do Rio de Janeiro.Em 1973 fundou a Associação de Capoeira Aluvião e estreitou relações com os principais mestres baianos: Pastinha, Canjiquinha, Caiçara, Waldemar, Aristides, Itapoan, Xaréu, Geni, Decanio e tantos outros.Em nível competitivo sagrou-se campeão brasileiro de capoeira em 1975 na cidade de São Paulo, em evento organizado pela Confederação Brasileira de Capoeira.Logo cedo descobriu sua vocação para a docência, e em 1966 teve sua primeira experiência no Ginásio Acrópole em substituição ao Mestre Acordeon. O Ginásio Acrópole era uma das principais academias de Salvador e ali freqüentava a juventude soteropolitana amante dos esportes, principalmente do fisiculturismo.Saci ainda ministrou aulas na Associação de Capoeira Arte e Luta (ACAL), no 35º Batalhão de Infantaria do Exército (Feira de Santana), 19º Batalhão de Caçadores de Pirajá e Polícia Militar.
Nota:1958- Certa feita, o Sr. José Sisnando convidou o Dr. Ângelo Decânio, “Saci”, “Acordeon” e “Ari”,todos colegas das aulas de capoeira para irem à fazenda assistir uma demonstração de judô e karatê.
“Foi a coisa mais linda que já vi em minha vida – comenta o Dr. Ângelo Decânio – parecia que o Koji Takamatsu flutuava no ar. Ele parecia uma borboleta. Foi a demonstração mais linda que já vi em minha vida”.18 Paralelamente à chegada do mestre Koji Takamatsu, alguns japoneses que trabalhavam e moravam no Hospital Otávio Mangabeira praticavam o estilo Shorin-Ryu, no pátio do hospital. Eles trabalhavam com horta e criação de galinhas e no final da tarde treinavam judô e karatê Shorin-Ryu. Nesta época, o professor José Monteiro, tinha dez anos de idade e começou a treinar com eles. Esses japoneses tiveram uma briga com um boxeador e depois desse episódio mudaram para Mata de São João. Devido à seca, o projeto do Sr. Sisnando não deu certo. Então o Dr. Geraldo Blandi Mota contratou o mestre Koji Takamatsu para ensinar defesa pessoal na Academia Spartan Gym. A defesa pessoal tinha alguns golpes de karatê. Os alunos do mestre Koji Takamatsu eram seguranças de pessoas importantes....................“Foi o Múcio Magalhães que manteve o karatê no Spartan Gym depois que Yoichiro foiembora e quando Oishi começou a ensinar no Ginásio Acrópole, ele passou os seus alunos para Oishi” comenta o Dr. Ângelo Decânio.Em 1961, o professor de defesa pessoal, Mário Conceição, começou a comentar com os seus alunos, no Ginásio Acrópole sobre o karatê.....................Depois do pedido de reconsideração, o Dr. Ângelo Decânio, médico cirurgião, muito conhecido na Bahia, amante das artes marciais, resolveu apresentar o Eisuki Oishi ao Sr. Walter Andrade, proprietário do Ginásio Acrópole....................O professor Mário Conceição passou a sua turma para o Oishi. A turma que Oishi ensinava era composta a princípio de poucos alunos, dentre eles, Denilson Caribé, Carlos Alberto Costa e Lázaro Gagliano. Os alunos ficaram espantados com a agilidade e velocidade do Professor Oishi, e com as variações dos golpes, isso deu um novo ânimo aos alunos para continuar com o aprendizado. Em alguns dias a notícia correu pela cidade e o Ginásio Acrópole se encheu de alunos. De repente a euforia acabou, pois o Professor Oishi deixou de dar aulas.................Em 1962, quando as aulas de karate, no Ginásio Acrópole, se normalizaram, a notícia espalhou pelacidade e os alunos de karatê da Academia Spartan Gym se transferiram para o Ginásio Acrópole.
Arte Marcial como estilo de vida:
Por Lena Costa Carvalho. 26/09/2008
No final dos anos 40 chegou a Pernambuco o japonés Takeo Yano http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2009/03/takeo-yano-jiu-jitsu-en-natal.html,que introduciú o judo no estado em uma época em que a arte ainda estava se separando do Jiu jitsu .Como nao había torneios organizados o sensei (profesor) e seus alunos promovían desafíos com japoneses quando algún navío nipónico aportava a Recife .Ele era instructor da policía especial do Japao.Veio pra Brasil pelo Rio de Janeiro, depois foi a Minas Gerais, daí passou uns vinte anos em Recife(até casou por aqui) e Entao voltou a Minas ,contra Diogenes Moraes, pupilo do japonés que assumiu a missao de dar continuidade ao trabalaho do mestre na cidade.
http://www.portalsuor.com.br/

No hay comentarios:

Publicar un comentario