lunes, 7 de septiembre de 2009

Manduca da Praia- recortador de toros y Capoeira

José Alexandre Melo Morais Filho Festas e tradições Populares do Brasil / 1901 tipos de rua : Capoeiragem e Capoeiras Célebres (Rio de Janeiro)

O Manduca da Praia era um pardo claro, alto, reforçado, gibento, e quando o vimosusava barba crescida e em ponta grisalha e côr de cobre. De chapéu de castor brancoou de palha ao alto da cabeça, de olhos injetados e grandes, de andar compassado eresoluto, a sua figura tinha alguma coisa que infudia temor e confiança.
Trajando com decência, nunca dispensava o casaco grosso e comprido, grandecorrente de ouro de que pendia o relógio, sapatos de bico revirado, gravata de côrcom um anel corrediço, trazendo sómente como arma uma bengala fina da india.O Manduca tinha banca de peixe na praça do Mercado, era liso em seus negócios,ganhava bastante e tratava-se com regalo.
Constante morador da Cidade Nova, não recebia influências da capoeiragem localnem de outras freguesias, fazendo vida a parte, sendo capoeira por sua conta erisco.
Destro como uma sombra, foi no curro da rua do Lavradio, canto da do Senado,onde é hoje uma cocheira de anorinhas, que êle iniciou a sua carreira de rapaz destemido e valentão, agredindo touros bravos sôbre o quais saltava, livrando-se.
http://www.capoeira-infos.org/ressources/textes/t_melo_morais_filho.html
http://www.capoeira-palmares.fr/histor/index.htm#p5
Festas e Tradições Populares do Brasil : índice (acesso a outros trechos)textos históricos

Lucia Palmares & Pol Briand3, rue de la Palestine 75019 ParisTel. : (33) 1 4239 6436Email : polbrian@capoeira-palmares.fr

foto:recortadores con toros-España

No hay comentarios:

Publicar un comentario